1/05/2019

"Os Invisíveis", coleção de Sébastien Lifshitz

 
















Estas são algumas das fotos de casais de mulheres que fazem parte da coleção "Os invisíveis", de Sébastien Lifshitz, um realizador francês, que fez questão de compilar a sua coleção (com fotografias de casais e pessoas LGBT) no livro fotográfico "Les Invisibles" ( não existe edição portuguesa).

Lifshitz também nos trouxe o documentário com o mesmo nome, onde várias pessoas idosas homossexuais falam abertamente das suas vidas pioneiras, da decisão de viver a sua sexualidade livremente, sem medos, numa altura em que a sociedade francesa (e mundial) os rejeitava completamente.   


Sébastien Lifshitz




O Mundo Invisível (The World Unseen)

O Mundo Invisível (2009) | The World Unseen (2001) | Shamim Sarif 


Vencedor do Betty Trask Award e do Pendleton May First Novel Award



Sinopse: "África do Sul. 1950. As primeiras leis raciais do apartheid começam a ser implementadas. Amina é uma jovem de espírito livre que desafiou as convenções da comunidade indiana em que cresceu e decidiu trabalhar por conta própria. É dona de um café, um sítio cheio de boa disposição, música, comida caseira… e mistura de raças. O seu sócio é negro, a sua empregada é mestiça, a clientela é de todas as cores e feitios - e Amina tem muitas vezes de subornar a polícia para conseguir manter o café aberto. Miriam é uma jovem indiana mãe de família, tradicional e subserviente. O seu casamento foi combinado pela família e ela faz todos os possíveis para manter um bom ambiente em sua casa - apesar dos acessos de raiva do marido. Quando estas duas mulheres se conhecem, o encontro entre os seus dois mundos vai transformar as suas vidas…"



Shamim Sharif é também realizadora de cinema e adaptou esta sua obra a filme em 2007. Também é autora do livro "I Can't Think Straigh" (sem versão portuguesa) e realizadora do respetivo filme, com o mesmo nome.